Seguidores

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Não foi por acaso

"Não foi por acaso que o meu sangue que veio do sul
se cruzou com o meu sangue que veio do norte.
Não foi por acaso que o meu sangue que veio do oriente
encontrou o meu sangue que estava no ocidente.
Não foi por acaso nada do que hoje sou.
Desde há muitos séculos se sabia
que eu havia de ser aquela onde se juntariam todos os sangues da terra
e por isso me estimaram através da História
ansiosos por este meu resultado que até hoje foi sempre futuro.
E aqui me têm hoje
incapaz de não amar a todos um por um
que todos são meus e me pertencem
e por isso mesmo não lhes perdoo faltas de amor.
Mas por que maldição me não entendem
se eu os entendo a todos?
Eu sei, eu sei porquê:
Falta-lhes a eles terem, como eu, a correr-lhes pelas veias todos os sangues da terra.
A lei é clara: ninguém ama senão os seus.
E os meus são os de todos, os sangues da terra."



- José de Almada Negreiros, "Rosa dos Ventos"

Nenhum comentário: