Seguidores

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Retirei isto de um livro que li quando era mais nova, mas por algum motivo sempre o mantive no meu quarto, hoje folheei-o e percebi o porquê.



"Recordo que vi a estrela e pensei no irmãozinho que estava para nascer, mas não sei dizer o que foi que depois aconteceu realmente...

Ouvi de súbito um grande barulho no jardim e, durante alguns segundos, pensei que podiam ser o papá e a mamã de volta do hospital. Estava enganado; debruçando-me da janela vi um rapazinho baloiçando na macieira, pendurado pelo elástico dos calções: era Mika.

Só muito mais tarde é que percebi que Mika tinha tido uma sorte danada. Não só caíra em cima da macieira grande mas tinha ficado com os calções presos na árvore, suspenso no ar de cabeça para baixo. Se tivesse caído no chão, tinha-se magoado muito e, se tivesse aterrado em cima das roseiras da mamã, se calhar era ainda pior...

-Deve ser um sonho! - disse Mika.

Foi a primeira coisa que disse, e pareceu-me estranha, dado que eu estava perfeitamente acordado.
(...)
-É só um sonho - repetiu.

Eu estava tão confuso que os pensamentos se sobrepunham na minha cabeça. Quem era o menino da árvore? E, se era um sonho, era o sonho de Mika ou o meu?

Mas se era o sonho de Mika, como podia eu estar perfeitamente acordado?

Mika continuava a baloiçar na árvore porque tinha os calções presos a um ramo. Girava lentamente em torno de si próprio, e acho que a minha cabeça andava também um pouco às voltas.

Não sabia muito bem o que havia de dizer-lhe, mas ocorreu-me que, quando estava no meu quarto a olhar para as estrelas, tinha pensado que era muito aborrecido estar sozinho... E logo a seguir havia aparecido um rapazito pendurado na macieira: nem todos os desejos são realizados no próprio instante!"



"-Chamo-me Joakim - respondi.
-E eu sou o Mika. Diz-me cá, porque é que estás de cabeça para baixo?

Desatei a rir. Acho que ele ficou um pouco intimidade com a minha reacção, porque meteu o polegar na boca e começou a chuchar como um recém-nascido.
Então dei outra risadinha.

-Tu é que estás de cabeça para baixo - expliquei.

Mika tirou o polegar da boca e pôs-se a abanar os dedos. Depois disse:
-Quando duas pessoas se encontram e uma está de cabeça para baixo, não é assim tão fácil estabelecer qual das duas está do lado certo."

- Jostein Gaarder in "Olá! Está aí alguém?"

Nenhum comentário: